segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Day 13 - Machu Caganeira

Cusco - 05:00

Manhã livre mas acordo agoniado a horas indecentes. This is it! Quase quinze dias depois, o Peru apanhou-me...na sanita...que, caros leitores, como muito bem se recordam, é extremamente baixa, o que exige um esforço maior e considerável de curvatura no momento de alcance e projecção para o vómito (era capa de ser um novo recorde olímpico..).

Mais tarde, bato pelas paredes até chegar ao pequeno-almoço. São 8 horas e nem vivalma. Tento alimentar-me, preciso de alguma coisa para vomitar mais tarde. Afinal nem foi preciso e fico a conhecer os "servicios" (wc) do rés-do-chão...

Não se aflija caro leitor, a partir daqui o relato merdoso melhora.
Numa luta inglória tento fechar a super-mochila refeita com a roupa suja e souvenirs.
Despacho o check-out e fico estirado no sofá da recepção. Felizmente, temos médicas no grupo (não podia ser apenas o advogado a trabalhar sempre..)! Dou por mim rodeado de olhares esbugalhados na minha cova da morte e prescrevem-me um cocktail de comprimidos. Deve melhorar... Chá...mais chá...coca...servicios!
Lá se foram os comprimidos!

A caminho do aeroporto o Alexandre tem a solução! Oferece-me uma delícia que carrega consigo nas viagens..delícia essa usada pelos soldados japoneses na segunda guerra mundial, especialmente em situações semelhantes à minha: ameixas japonesas!

E pergunta o estimado leitor o que raio é uma ameixa japonesa? Pois bem, imagine um testículo podre. Ok...agora coma-o. Já vomitou perante a ideia?

Certo é que desde essa ameixa "Ume" (segundo o meu próprio dicionário de japonês, "ume" significa "podre-para-raio"), não mais tive problemas do género!!

Mais um dia, mais uma viagem de avião. Os próximos tempos serão assim...
Star Peru, de Cusco até Lima. Uma hora de atraso.
O Bae146 acelera pista fora. 3400m de altitude...cheio...dia quente lá fora. Recordo-me do comprimento da pista...os segundos e metros vão passando e nem mínimo vestígio de rotação...30 segundos passam na boa...não há maneira de o avião minúsculo descolar...vejo a placa dos 100m finais passar...no limite, rotate...
O bicho luta para ganhar altura, quase parece que estamos a andar de carro. A coisa deve ter uma razão de ainda de 50 pés por minuto, isso ou a ilusão óptica das montanhas circundantes a crescerem que aumenta tal meu cálculo distorcido...
Não me parece. Sinto-o a lutar. De repente e já com uma altitude de segurança mínima, pareço ouvir um dos motores a ser posto em marcha...estou com alucinações? Coincidência ou não, a razão de subida dá um "pulo".

Devo estar...melhor ir passar a cara por água fria. Entro na "toilette"...o cenário não é o melhor. Tampa da sanita é independente de todo o restante seu ser (vulgo, está jogada para um canto). Não há sinal de botão de autoclismo. O vácuo parece estar forçado/aberto...

Fujo da twilight zone e eventualmente chegamos a Lima.

Como é de dia dá para aproveitar e ver alguns pormenores deliciosos. Por exemplo, na marginal junto ao Pacífico, existem placas com rotas de evacuação em caso de tsunami! Basicamente são placas a dizer:"em caso de tsunami, fuja por aqui!", seguidas de setas amarelãa fluorescentes até pontes pedonais que conduzem a locais mais elevados.

Decido passar o resto da tarde a descansar no hotel. Desta vez o fio de água quente é já um verdadeiro duche mas tenho de me empoleirar e desencravar as calhas das cortinas para obter um mínimo de escuridão...

Recuperado, acompanho a malta para jantar num local recomendado pelo recepcionista. Um peixe que desconhecemos até hoje qual era mas
que não sabia mal... Processado tranquilamente pelo meu estômago :)

Esta é a última noite juntos. A nostalgia começa a abater-se. A conversa filosófica instala-se. Hoje para prato principal temos: facebook, o poder do controlo sobre as nossas vidas ou uma forma de entretenimento?

Como no passado, a doutrina divide-se... A conta, essa não. É paga com os últimos tostões da "bolsa da comunidade" que criamos.

No final, o deficiente do empregado diz descaradamente que a gorjeta não está incluída.. Como não é possível trocar soles de volta, deixamos os trocos restantes.

Life in Peru...ends..

Sem comentários:

Enviar um comentário