sexta-feira, 12 de outubro de 2012

And so it is...

Funchal, 23:30 locais (17:30 peruanas).

A música melancólica ecoa pelos meus ouvidos... Pego no mighty MacBook e sento-me à frente dele para escrever estas palavras. Olho para trás, para o que passou, para o que procurava e penso...

Reli todo este diário. As histórias, os pensamentos, os erros ortográficos e os lapsos. Decidi não modificar nada, fica depois para a versão em papel. Escrito assim fica mais puro e verdadeiro, cada lapso tem uma explicação, cada erro contém a ânsia de partilha da aventura.

Lembro-me de quando e onde escrevi cada post. Lembro-me dos pensamentos associados a cada post, das recordações que desencadearam a sua escrita, das pessoas que conheci.

Penso em cada uma delas e no que estarão a fazer neste momento. A Lis, o Elias, o Freddy, a Maya, os meus companheiros de viagem... Será que se lembram de mim (sim, Anas e Alex, o passeio e jantar fica prometido para quando possível!)? Será que a miudinha campesina continua a pedir chocolates aos campistas? Será que o Elias já construiu o primeiro andar?

Releio os meus primeiros posts...

"Existe um chamamento para partir..."

Sim, existe. Existe e ao invés do que pensava, apenas cresceu.

Relembro o episódio dedicado ao Peru do "No Reservations" do Anthony Bourdain...

"A prohet once said: don't tell me what a man says, don't tell me what a man knows, tell me where he has travel... and I wonder abou that, do we get smarter, do we get wiser when we travel? Does travel bring wisdom? I think there's no better place to find out than in Peru"...

Penso nestas palavras. Acreditava no mesmo, que no Peru descobriria um pouco mais sobre mim, sobre o que queria, para onde ia e o que me rodeava.

Se me tornei mais sábio? Talvez. Mais feliz? Talvez. Mais triste? Também talvez.

Creio que não me tornei muito mais do que já era. Viajar claramente enriquece em vários aspectos mas será que realmente nos modifica? Será que muda a forma como encaramos o dia-a-dia? Será que coloca tudo numa outra perspectiva?

Na Disney em Orlando o slogan dos parques era "let the memories begin!".
Achei isto delicioso. Acho que resume tudo.

No fundo não nos tornamos mais sábios, melhores pessoas, mais conscientes. O que fazemos é coleccionar memórias, imaginações, experiências e afinal, não será isso a vida? Não será essa a finalidade? Memórias, experiências, vivências?...

No Peru e Argentina coleccionei tudo isso. Das boas, das más, das que sorrio quando olho para trás...

É o mesmo sorriso que me aparece quando releio este blog.

Melancólico? Sim. Nostálgico? Um pouco.

Amanhã? Mais um pequeno passo nesta longa viagem...

Adaptando Che - Hasta la descubierta, siempre! 

1 comentário:

  1. Volto a dizer: aguarda-se a versão em livro com as respectivas fotos :) Abraço!

    ResponderEliminar